quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que é poesia?!

Perguntaram-me o que era poesia. A indagação inesperada me fez ficar sem resposta por alguns instantes. Inicialmente, tentei explicar de maneira técnica, falei em rima e em métrica. No entanto, sei que nem todo o poema se propõe a ter essas duas características. Disse que era um texto curto. Uma inverdade, já que inúmeros são imensos. Um exemplo são os de natureza épica. Resposta insatisfatória. E a pergunta ficou a me martelar...

 Afinal, o que é poesia?


É o entrelaçar de mão dos enamorados, o desenhar das nuvens no céu, a dança das árvores ao vento. É o beijo interrompido, o riso da criança, a dor transformada em lágrima. É, também, o sonho, a  ilusão. As reticências, o que não foi vivido, os devaneios, a imaginação. Um apelo, a alegria de uma conquista.

A poesia é muito mais do que texto em verso: é expressão do que vai na alma. É um suspiro, exteriorização do interior. É um estado de espírito. É palavra viva.  São poucos aqueles que têm a capacidade de fazê-la com destreza para, não só trazer à tona emoções, mas as tornar profundamente penetrantes.

E esse pequeno devaneio sobre o que é poesia me lembrou de uma que fiz há oito anos. Apenas uma tentativa, que hoje considero bem mais frustrada do que quando escrevi. Decidi postar - a despeito da qualidade - pois ela traduz, em singelas palavras, o desejo adolescente que tinha ( tal pretensão foi abandonada)  de ter a sensível alma dos grandes poetas.



EU QUERIA SER POETA...

Eu queria ser poeta...
Para conseguir descrever lindamente
A beleza de um ocaso
E, com poucas frases,
Falar da imensidão azul do céu
E da magnitude das estrelas.

Eu queria ser poeta... 
Para transformas as melancolias da vida,
Os obstáculos não ultrapassados,
Nas mais tocantes e emocionantes poesias.

Eu queria ser poeta...
Para deixar a todos extasiados
Com um combinar de palavras
Em um soneto.

Eu queria ser poeta...
Para enxergar poesia
Nas mais singelas e corriqueiras
Situações do cotidiano.

Eu queria ser poeta...
Para conhecer a arte de manipular as palavras
Saber fazer o encaixe perfeito e, assim,
Expressar os mais maravilhosos sentimentos
Em apenas algumas linhas.

Um comentário:

  1. Mas quem te disse que não és uma poetiza?
    Poesia é sensibilidade, é saber amar, saber ouvir, respeitar o universo e principalmente, mostrar o quanto é belo o teu coração. Parabéns! Passou no teste!

    ResponderExcluir