domingo, 4 de agosto de 2013

Saudosa Lancheria do Parque

Hoje, em uma conversa, um amigo falou sobre a  lancheria do parque, a famosa "lanchera" da rua Osvaldo Aranha, em frente ao Parque da Redenção, em Porto Alegre. Foi só eu escutar aquele nome  que senti uma saudade imensa.





Geralmente, os casais têm recordações em locais bonitos, mais pretensamente românticos e aconchegantes. Mas eu e o Edu adorávamos ir à lanchera. Se me perguntassem hoje os lugares que fazem parte da nossa história, com certeza, esse estaria no topo da lista.  Muitos dos nossos amigos nos encontravam lá. Era canja no inverno, suco natural no verão, almoço aos finais de semana. Sem falar dos xis e do cachorro quente. Acho que já comemos de tudo ali.

Lá, ainda servem café naqueles copinhos de vidro. Lá, dá pra ir de manhã bem cedo ou de madrugada, depois da festa ou da academia. Outro detalhe que torna aquele lugar ainda mais acolhedor são os garçons. Atenciosos, divertidos e falantes.  Um deles, contou-nos a história do filho, que era apaixonado por livros. Lembro que o Edu levou um de presente. Até hoje, quando retorno , sou recebida com um sorriso.

O modo como os garçons lidam com os pedidos me impressiona.   O lugar está quase sempre cheio e o vai e vem é constante. Ao atenderem as pessoas, eles já saem gritando para os que ficam no balcão. Xis galinha pra cá, suco de laranja pra lá, uma infinidade de pedidos confusos gritados pelos funcionários. À primeira vista, parece desorganização. O curioso, no entanto, é que nunca tive a experiência de ter um pedido esquecido ou trocado. Eles se entendem na bagunça organizada, que já é característica marcante do local.

A lancheria do Parque é sensacional.  Talvez eu goste dela pela capacidade que tem de agregar.  Lá, já encontrei artistas famosos, trabalhadores de terno e gravata e, também, pessoas muito simples. Gente de tudo que é jeito, de todas as tribos. Sozinhos ou em grupos, nas mesas ou nos balcões.  A lancheria é sinônimo de diversidade. É um dos ambientes mais democráticos que conheço.


 Nas férias de setembro, já sei: um suco de limão natural e um xis galinha com os amigos pra matar a saudade de um dos meus locais preferidos na amada Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário