terça-feira, 20 de agosto de 2013

Por que ser jornalista?!

Às vezes, eu me pergunto o porquê do jornalismo. O que me motiva a trabalhar? O que me impulsiona, o que me fascina? O que faz com que eu me dedique muito mais do que as minhas obrigações empregatícias?

Lembro que uma das minhas motivações para a escolha do curso foi o gosto que tenho pela escrita e pela leitura. Porém, ao ingressar na universidade e refletir ainda mais sobre a minha profissão, percebi que aquilo não era, definitivamente, o que mais importava. É claro que o ato de ler e escrever sempre estarão atrelados ao jornalismo e é essencial gostar de se comunicar para exercer a atividade, mas é bem mais que isso que está em jogo.

A ideia de aprender e estudar coisas novas está presente também. A vontade de conhecer histórias de vida diferentes e de poder compartilhá-las com os outros é constante.  Mas arrisco dizer que o que me faz, a cada dia, decidir pelo jornalismo vai além.

Sabe aquela ânsia  quase infantil, aquele sonho de mudar o mundo? Pois é... Clichê, ingênuo, utópico e todo meu.  É claro que, com o tempo, percebemos que não vamos mudar o mundo. No entanto, podemos fazer o que está dentro das nossas possibilidades, o que está ao nosso alcance para influenciar minimamente, nem que seja os que estão ao nosso redor.

Reflito hoje e posso garantir: ser jornalista não é só o meu trabalho, é uma das minhas ferramentas de intervenção. É um dos canais que escolhi para buscar transformação. Apesar de tudo o que vejo fazerem de errado em nome da minha profissão, eu quero exercê-la da forma mais honesta possível e não quero jamais esquecer que o interesse público deve prevalecer. Ser repórter é bem diferente do que nos dita o mercado. Jornalismo é um serviço de caráter público e não algo inventado para beneficiar e defender os direitos de poucos. E é isso que eu quero defender e é isso que eu tento perseguir 

Convenço-me de que o que mais me impulsiona é a utopia, é o sonho. Sonho de escrever, de aprender, de contar histórias. Mas, principalmente, sonho de fazer diferente. De fazer mais e melhor.  Sou jornalista por paixão.  É através da minha atuação como repórter, com dedicação, com entrega, com humildade, que eu pretendo contribuir para a sociedade em que  vivo. Parece ingênuo, bobo? Que seja..é a minha verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário