terça-feira, 25 de junho de 2013

São José do Norte e o "progresso"


Hoje foi um dia diferente. Dia de reflexão, de questionamentos, de aprendizado. Dia de conhecer histórias, de reforçar, pra mim mesma, a função social da profissão que escolhi. Dia de saber mais sobre uma realidade próxima, mas ao mesmo tempo desconhecida.

Fui a São José do Norte, cidade vizinha de Rio Grande, separada apenas pela Lagoa dos Patos. Município com 25 mil e 500 habitantes, menor que o Cassino. Lugar que tem a economia baseada na pesca e na agricultura e que ainda tem em seu povo a simpatia e o acolhimento do interior.

Dizem que São José do Norte está recebendo o progresso. O estaleiro previsto para o local já começa a se instalar, será um gigante. A região do cocuruto, afastada da área central, começa a ter seu cenário modificado. O campo dá lugar aos maquinários. A tranquilidade dos moradores que vivem na beira da lagoa é trocada pelo vai e vem de operários e veículos. E isso é apenas o início. Início marcado pela demolição de muitas casas, pois o progresso não pode ser barrado. A indústria naval brasileira precisa crescer. E quem está no caminho não tem a história respeitada, é pedra de tropeço para o desenvolvimento.

O terreno em que essas casas estão construídas pertence à União e, por isso, por mais que vivam lá há mais de cinco décadas, não existe possibilidade de terem a posse da terra. O fato é que por todo esse tempo lá moraram, a maior parte vivendo da pesca. Como quase todos os terrenos do norte, foram adquiridos sem escritura. Deixaram que fincassem suas raízes, que estabelecessem seus laços. Tudo bem, a terra é pública. Tudo bem, a indústria naval é importante. Mas eu pergunto: porque só agora dizem pra essas pessoas que a terra não é delas e que elas precisam sair? A resposta é simples: agora o interesse econômico se sobrepõe a qualquer trajetória de vida.

E aí eu converso com pessoas que moram há 10, 20, 50 anos nessas terras. Eu sinto o quanto elas amam o lugar em que estão,  o quanto pertencem aquele espaço. E eu vejo as máquinas e tento avistar o progresso. Mas eu falho nessa tentativa quando escuto Seu Pedro dizer que o seu terreno está com a família há cinco gerações. Eu sinto um nó na garganta quando ele diz que vive da pesca e não sabe o que fazer se for morar longe da lagoa.

Alguns moradores que vivem nessa região reclamam do valor da indenização que será paga pela empresa do estaleiro. Eles até entendem que devem sair, afinal, não querem barrar o tão prometido crescimento de São José do Norte. Porém, o valor que irão receber, dizem, não paga uma nova casa. Isso porque a especulação imobiliária por lá já chegou e a cidade sofre por falta de moradias. Os terrenos e as casas estão com preços exorbitantes.

Tudo bem, eu pondero. Talvez não se justifique deixar de construir um empreendimento desse porte por causa de algumas famílias. Às vezes, há de se usar a razão e não apenas o coração. Mas aí eu esbarro em outros poréns. O município é pobre. A população reclama da falta de médicos, do fechamento da maternidade do hospital, das obras do posto de saúde central e da hidrovia paradas, da infraestrutura das ruas, da falta de moradia. 

São José do Norte não tem rede de esgoto, não tem estradas decentes para escoamento de cargas, não tem uma boa travessia de lancha e de balsa. A possibilidade de aumento da arrecadação é visível através de impostos desse novo empreendimento, penso eu. Isso trará mais riqueza. No entanto, a administração municipal afirma que estuda a isenção parcial ou total de impostos por um bom período para que a empresa se instale. 

Um município pobre, que não se planejou em temos de infraestrutura, que terá sua população, possivelmente, dobrada quando o estaleiro passar a operar, ficará sem arrecadação de imposto para reverter em serviços?

Eu tento, eu juro, mas tenho dificuldade de enxergar o que vai ficar para São José do Norte. A minha impressão – que eu torço a todo custo para que esteja errada – é que a cidade sofrerá enormes e irreparáveis impactos sociais, culturais, ambientais. 

Isso é progresso? Sinceramente, não sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário