quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Que tal um gostoso banho de chuva?!


Hoje um amigo comentou que havia tomado banho de chuva e isso me fez recordar momentos únicos e muito felizes. Pensei nas inúmeras vezes em que, ao perceber a chuva, ia correndo trocar de roupa pra ir à rua: andar, pular nas poças e ficar embaixo das calhas esperando a água escorrer. Os telhados eram uma espécie de chuveirinho improvisado que eu amava! Também lembrei como é sensacional entrar no mar quando está chovendo. Recordei um hábito, talvez inusitado, que tinha: ficar na banheira do meu pátio quando chovia. É isso mesmo: banheira...existe uma muito antiga bem no meio do quintal da minha casa de praia!


Sou apaixonada por água. Ela esteve presente nas minhas brincadeiras preferidas da infância. Até hoje, quando vou à praia, fico durante horas, sem exageros, dentro do mar. Porém, percebi que nunca mais tomei banho de chuva. Pelo contrário. Agora, geralmente, eu corro dela. Sair só para tomar banho de chuva? Ficar caminhando, tranquilamente, enquanto ela começa a cair? O que antes era motivo de festa vira sinônimo de transtorno. A idade vai deixando a gente chato e sem tempo para "bobagens".

Mas meus pensamentos me levaram para além desse exemplo. Pensei em singelos prazeres e brincadeiras que vamos abandonando ao longo da vida. Por quê? Por que não se pode perder tempo, afinal, temos que estudar, trabalhar, correr atrás. Temos que garantir nosso lugar ao sol. Precisamos lutar e conquistar, com unhas dentes, nossa “felicidade”. Buscar, buscar e buscar. O parar e o desfrutar parecem sumir. Os momentos de relaxar,de ficar sem fazer nada, de conviver, de ver desenhos em nuvens, de olhar as estrelas ou, por que não, de brincar quase inexistem. E a nossa busca pela tal felicidade nos priva daquilo que mais nos faz feliz. Deixamos prazeres esquecidos e “engavetados” nas recordações da infância.

Definitivamente, não quero ser assim. Não quero deixar prazeres que me fazem bem e que podem ser repetidos serem apenas lembranças distantes. Não quero ver a criança que existe em mim ser engolida. E, por isso, aproveitando esse clima de ano novo, faço uma resolução: quero voltar a tomar um bom, demorado e relaxante banho de chuva nesse verão. Sentir a alegria ao deixar os pingos caírem pelo meu corpo. Dar risadas correndo e brincando de chutar as poças que se formam no chão. Ficar na rua para sentir o cheirinho gostoso de chuva e a sensação de renovação que ela dá. A propósito, aceito  companhias...que tal um banho desses?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário