quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Palavras que fazem toda a diferença...

Nessa semana, uma ligação especial me fez chorar. Estou passando por uma fase diferente em minha vida. Começando uma nova etapa, elaborando projetos pessoais, tentando encontrar o meu caminho na área profissional. Nessas horas, costumo compartilhar minhas incertezas e minhas decisões com as pessoas que amo.



Em uma das vezes, falei ao meu irmão mais velho dos sonhos que possuo e daquilo que eu sei que não quero para mim. Comentei sobre alguns concursos ou vagas de emprego que tinha decidido não me cadastrar. Ele, durante nossa conversa, alertou-me sobre a questão salarial e sobre a possibilidade de eu precisar aceitar trabalhos que fujam dos meus sonhos.


Essa conversa foi em Rio Grande, onde moram meus familiares. Voltei para Porto Alegre e, um dia depois, meu irmão me ligou. Ligou para pedir desculpa se, em algum momento, ele havia me desencorajado a lutar pelo o que eu queria. Disse que era para eu esquecer a grana, que isso não era o mais importante. Lembrou-me de que faz pouco tempo que me formei. Pediu para que eu continuasse firme, escolhendo aquilo que eu queria, perseguindo meus sonhos, mesmo que eles demorassem um pouco mais. Afirmou, ainda, que eu não precisava me sentir culpada por não querer um emprego se ele não estivesse dentro daquilo que é minha meta.


Talvez meu irmão não tenha ideia da dimensão desse pequeno ato. Talvez ele não saiba quantas vezes me senti culpada por não querer tentar um emprego com salário bom por não ser da área que eu gostava. Era como se eu me sentisse na obrigação de estar trabalhando, sem importar em que circunstâncias.


Chorei depois dessa ligação e, choro de novo ao escrever esse texto. De alegria. As palavras de meu irmão dizendo que eu deveria persistir me deram ainda mais ânimo. Senti extrema felicidade por saber que tenho ao meu lado pessoas que me apoiam incansavelmente. Pessoas que veem em mim um potencial que eu mesma não consigo ver.


E é disso que vou tirar forças para lutar pelo que realmente quero. Confesso: às vezes sinto medo de não saber direito o caminho ou de não ter ousadia suficiente para percorrê-lo. Entretanto, com o tempo, isso irá ficar mais claro. Ou melhor, já está se tornando mais claro. Tenho em mim grandes sonhos e quero torna-los reais. E o essencial pra isso eu possuo: pessoas incríveis que estão junto comigo, vibrando com cada consquista e me ajudando a perseverar nas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário