sábado, 18 de julho de 2009

Projeto da Pepsi para Redenção


Propagandas da Pepsi com o slogan “eu amo Porto Alegre”. Estandes da empresa com consulta popular para saber quais as melhorias que os porto-alegrenses querem para a Redenção. Distribuição de panfletos anunciando que a pesquisa também acontece no site. Quem passa, principalmente nos finais de semana, pelo Parque Farroupilha - um dos cartões postais da cidade- certamente já avistou esse cenário.

A iniciativa é resultado de um termo de adoção firmado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ( SMAM), a Pepsi - Cola e a Sinergy Novas Mídias. O acordo foi feito em 2008 e prevê a revitalização da Orla do Guaíba e da Redenção até a metade de 2010, em troca da veiculação de publicidade nesses locais. O investimento financeiro é estimado em 1 milhão e 400 mil reais por ano – que, deduzido os impostos, vai para 1 millhão e 100 mil.Até abril de 2009 , esse valor anual foi aplicado na restauração do chafariz da redenção, que totalizou um gasto de 250 mil reais, e na Orla. Conforme Eduardo Ferreira, dono da Sinergy Novas Mídias – co-adoante da Redenção e responsável pela gestão da verba doada pela Pepsi – 60% dos 1 milhão e 100 restantes, 660 mil reais, serão aplicados no parque e os outros 40% , 440 mil reais, na manutenção das obras realizadas na orla o ano passado.

Segundo o supervisor de praças e parques da SMAM, Luiz Alberto Carvalho Júnior, a consulta popular feita pela Pepsi já está em fase de conclusão. Nela, a população vai decidir se quer projetos de lazer, de cultura ou de esportes para o parque. A primeira opção prevê a construção de um bicicletário, de um chimarródromo e a restauração dos recantos. Já a segunda ; a restauração de monumentos e a instalação de bibliotecas ambulantes e de áreas de leitura. A última; o aprimoramento do complexo esportivo e uma nova pista de caminhada. Entretanto, para se ter acesso a explicação e a especificação das melhorias que estão sendo votadas é preciso entrar no site da empresa. Nos panfletos distribuídos pelo parque as opções apresentadas são somente: mais lazer, mais cultura ou mais esporte, sem especificar as obras que estão sendo planejadas.

O supervisor afirma, ainda, que para além do projeto ganhador da consulta, a Pepsi já fechou outros compromissos, tais como a renovação da iluminação e de floreiras, a colocação de placas de sinalização. Apesar de no site da empresa afirmar que ela colocará segurança no parque, Luiz Alberto alerta que isso é de responsabilidade da Brigada Militar e da secretaria de segurança, uma vez que o local é público.

Esse tipo de termo não é nenhuma novidade. Em Porto Alegre, cerca de 80 praças já são adotadas por empresas privadas. Estabelecida no governo municipal de Alceu Collares, a lei complementar 136 , de julho de 1986, cria a adoção de praças, parques, áreas e equipamentos de lazer e de cultura por órgãos e entidades. Em contrapartida, esses podem veicular publicidade nos locais que adotarem.

A legislação, entretanto, sofreu modificação, aprovada pela Câmara dos Vereadores em março desse ano. Houve a ampliação da possibilidade de adoção, agora estendida para monumentos, rótulas e áreas verdes da malha viária, de elevados e de viadutos. Além disso, a nova lei permite que mais de duas empresas, em consórcio, adotem uma mesma área, ou que uma entidade adote duas áreas diferentes. A prefeitura , representada pela SMAM, fica com a responsabilidade de controlar a difusão de propaganda dos adotantes, especificando quais os materiais, as dimensões e a localização dessas.

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